sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A armadilha do Lar Temporário!!! Um novo perigo na proteção animal.



Não é segredo para ninguém que o Facebook é hoje a mídia social mais utilizada pela proteção animal como meio de fazer apelos por resgates e para socorrer animais em situação de risco. Se por um lado isso é muito bom, também temos visto uma invasão de pessoas desconhecidas ou nem tanto oferecendo Lar Temporário.
E infelizmente aquilo que começou como sendo uma ação voluntária, sem que se cobrasse nenhum valor, visto que quem resgata, é que deveria cobrir os custos relativos aos cuidados necessários com seu protegido, hoje se tornou uma forma encontrada para se faturar uma boa grana.
Até aí tudo bem, desde que não tivessem desenvolvido um mercado onde se fatura muito e que nem sempre o bem estar e a segurança dos animais estão em primeiro plano.

Porque o Lar Temporário se tornou um novo problema na causa:

A grande maioria que resgata, contrata um taxidog e manda "entregar" o animal no local.
Nem todos que oferecem Lar Temporário são conhecidos no meio da proteção. 
Ninguém se preocupa em ir conhecer onde será feita a hospedagem ou mesmo acompanha como será o tratamento dispensado ao seu protegido.
Não há nenhuma exigencia de contrato de prestação de serviço, ou mesmo pedido de referencias sobre quem cuidará dos bichos.
Ninguém procura saber se quem abrigará os animais tem algum experiência de manejo ou sabe como lidar com situações que requeiram algum conhecimento para cuidar de animais muitas vezes debilitados.
Ninguém questiona o fato de que um animal retirado das ruas normalmente precisaria de um determinado tempo de isolamento e se no local haverá essa possibilidade.
E o que pode ter de pior nisso tudo: mesmo quando os locais são denunciados aqueles que devem algum tipo de favor para o proprietário do local costumam defender com unhas e dentes desmentindo denunciantes. 
Então é aí que o bicho pega e temos mais um nicho de problemas na causa!!!

As vítimas como sempre são os pobres animais indefesos.....serão eles já tão sofridos que sentirão fome, frio, medo, que ficarão no meio da imundície ou adoecerão muitas vezes de doenças que se estivessem nas ruas não contrairiam, já que no confinamento as zoonoses chegam com muito mais força.
Já tivemos exemplo recente, da protetora Ro Comunian, que oferecia Lar Temporário na periferia de São Paulo, onde dezenas de animais estavam totalmente abandonados, morrendo de fome, no meio da sujeira acumulada há semanas e até mesmo mortos. E mesmo com apelos de que  precisavam ser retirados pelos protetores que os colocaram lá,  ninguém apareceu para assumir os pobres coitados e tiveram que ser assumidos por outras pessoas.
EsquadrãoPet

 
Lar Temporário denunciado no Grajaú - SP
No caso do Santuário do Pitbull que inclusive fizemos uma postagem aqui http://goo.gl/KYLqnz e que finalmente descobriram que tudo não passava de uma grande fraude aconteceu a mesma coisa.
Apesar dos apelos para que os "protetores" buscassem saber de seus "protegidos" quase ninguém se manifestou.

Vejam abaixo essa matéria referente aos lares temporários oferecidos por uma pseudo protetora:
As redes sociais são o principal meio utilizado por protetores dos animais para ajudar cães e gatos abandonados e em situação de risco. Muitas destas pessoas, já com suas residências lotadas de animais, precisam pagar por lares temporários para abrigar bichos resgatados. Foi também pelo Facebook que uma pessoa mal intencionada passou a oferecer este serviço, recebendo por ele, mas mantendo os animais em situação precária, inclusive levando vários deles à morte, em quatro locais diferentes de Belo Horizonte e região metropolitana.



Segundo o protetor Franklin Oliveira, de 46 anos, há cerca de três meses uma mulher passou a divulgar entre os protetores espaço de hotelzinho e lar temporário para cães. "Com isso muitos resgatados foram levados para estes espaços, na casa dela, no Santa Amélia, duas casas alugadas no bairro Letícia, e um sítio em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte", contou.
Nesta quarta-feira (12), após muito insistir e não receber notícias sobre uma cachorro levado para o sítio, uma voluntária que pagava pela hospedagem resolveu ir até o local. "O vizinho tinha a chave e abriu o imóvel. Foi aí que ela se deparou com a situação terrível. Só neste de Esmeraldas haviam 45 cães e só localizamos 23 deles vivos. Tinham filhotes com cinomose, pneumonia. Todos eles estavam famintos, sem qualquer alimentação, chegando até mesmo a comer outros animais mortos", detalhou o protetor. Ossos de animais já enterrados também foram encontrados.



Diante da notícia, vários outros protetores se reuniram nesta quinta-feira (13) e foram até o local para resgatar os animais doentes. Isabela Freitas, de 42 anos, é protetora desde os 10 anos e foi uma das que ajudou no local. "Tinham animais agonizando, vários não resistiram e acabaram morrendo dentro do carro de voluntárias, a caminho de clínicas veterinária. Foi uma cena horrível de se presenciar e muitos de nós não conseguiram conter as lágrimas", destacou a mulher, que tem há 15 anos um abrigo em Contagem, com mais de 80 animais.
Os cães resgatados foram levados para diversas clínicas da capital e outras cidades da região metropolitana. "Depois que eles estiverem em condição de sair da clínica iniciaremos um trabalho para encontrar pessoas que se preocupam de verdade com estas vidas para os abrigarem", explicou Isabela.


A suspeita
Enquanto os protetores estavam no local fazendo o resgate, a mulher que ofereceu o serviço foi até lá para tentar evitar que eles fossem levados. "Queria evitar o resgate, mas assim que falamos que já havíamos feito um Boletim de Ocorrência denunciando os maus-tratos e que a Polícia Militar estava a caminho ela fugiu", contou a protetora.
Nesta quinta eles fizeram o resgate somente no terreno de Esmeraldas e, nos próximos dias, pretendem verificar como estão os animais que estão na casa da mulher e nos outros dois locais alugados por ela para abrigá-los. "Hoje já estivemos na delegacia e vamos buscar todas as medidas necessárias contra essa pessoa. Não podemos aceitar pessoas que se passam por protetores para fazer uma crueldade dessas", finalizou.

Fonte:
http://goo.gl/YWR3L2

Nota:
Se  Lar Temporário hoje se tornou um rentável negócio, nada mais correto que as autoridades competentes regulamente o para que se possa exigir qualidade dos prestadores de serviços. 
O CFMV deveria enquadrá-los na mesma categoria do hotéis para pets, hospitais, clinicas e pet shops.




 

 

9 comentários:

  1. Olho vivo nestes hotéis pois alguns acabam virando um inferno para os cães ao invés do Céu que deveriam procurar ser.

    ResponderExcluir
  2. Francamente...! Tem d td nesse mundo.

    ResponderExcluir
  3. Se as pessoas fossem realmente solidárias.

    ResponderExcluir
  4. Ainda me pergunto como tem"gente" capaz de fazer essas coisas!?!? Lamentável a ganancia do ser chamado humano

    ResponderExcluir
  5. Lar temporario nao deveria ser pago. Colocou $$ na historia, sempre aparece alguem pra se aproveitar. Parem de pagar por lar temporario

    ResponderExcluir
  6. Tenho espaço,tenho vontade de ser lar temporário,grana que é o principal,para manter,nao tenho! Já ajudei com lt.hoje.não mais!Pois me vi numa situação dificil,me levaram um cão porte médio e 3kilos de ração por uma semana! Tenho meus 5 cães muito BEM cuidados,(me falta dentes,mas não falta ração de boa qualidade para eles! Então dei a ração dos meus ao pobrezinho que precisava sem reclamar,mais achei mta.sacanagem com meus filhos(cães)e comigo! Hoje.se River que dar lt.somente com termos assinado pelo protetor por gastos com o animal! Senão nada feito!

    ResponderExcluir
  7. "Ninguém se preocupa em ir conhecer onde será feita a hospedagem ou mesmo acompanha como será o tratamento dispensado ao seu protegido" - Como assim??? Quem é IRRESPONSÁVEL a esse ponto NUNCA poderá se intitular protetor!!! Será apenas um inconsequente que quer aparecer... Conheço inúmeros protetores sérios, pessoas que dignificam a Proteção Animal, que obviamente jamais agiriam assim.

    ResponderExcluir
  8. Penso exatamente da mesma forma, acho que todas as funções relacionadas à proteção animal deveriam ser formalizadas, oficializadas e FISCALIZADAS. tenho visto gente que, na falta de emprego, se transforma em táxi-dog sem o mínimo preparo, se transforma em passeador de cães, abre o quintal para hospedar animais mas mantém os coitados em péssimas situações, como mostra este ótimo texto, enfim... falta vontade política para formalizar tudo isso, para criar sindicatos ou associações, inclusive, que representem esses profissionais e ofereçam cursos de formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos falar sobre os taxi dogs também em breve. Já ouvimos relatos de arrepiar em relação a essa categoria que surgiu mas que reluta em se adequar.

      Excluir