terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Alerta!!! Casinhas Cave. Se há indícios de que existe um problema, porque não modificá-las?


Foto: divulgação
Já faz algum tempo que vem aparecendo denúncias de animais que foram encontrados sufocados quando alguma dessas casinhas chamadas Cave (caverna) virou acidentalmente e por azar algum animal ficou preso dentro dela.
Para nós que vivemos neste meio pet isso não se trata realmente de uma  novidade, e o que queremos pedir aos fabricantes, é que façam um recall para a realização de aberturas (furos de ventilação) nos produtos já vendidos, e que passem a fabricá-las visando evitar novos óbitos.

Inclusive um outro blog de uma colega, o Dicas Peludas já havia dado o alerta em relação ao outra denúncia que rolou há um tempo atrás nas redes sociais  http://goo.gl/CwSEZO indicando inclusive a solução para o problema.
Não há dúvida nenhuma de que os furos aumentariam as chances de sobrevivência dos animais caso venham a ficar presos dentro dessa casinha.

Um caso recente que está repercutindo no facebook é o da pug Shamu, idade 5 meses,  que foi encontrada morta dentro da casinha virada. Sua tutora, Adriana de Oliveira vem mobilizando vários veículos de comunicação para que divulguem o caso.


Evidente que é necessário a conclusão do laudo da necrópsia comprovando a causa da morte, e segundo a proprietária da cachorrinha está sendo providenciado.
Foi feita denúncia também no site Reclame Aqui http://goo.gl/ZxQO80 para a loja onde a casinha foi adquirida, porém apesar da rede Pet Center Marginal ter se posicionado afirmando que iria proceder  na retirada do produto, ainda pode ser encontrado na data de hoje a venda no site de ecommerce deles.

Sendo o pug um cachorro braquicéfalo (cães e gatos braquicéfalos caracterizam-se por terem o focinho achatado) provavelmente a chance dele se sufocar mais rápido acelerou sua morte se caso comprovado de fato o sufocamento. 
Porém isso não vem ao caso, porque não existe em relação a este produto nenhuma restrição ao fato de que a casinha irá ser utilizada por um animal com essas características, esta é apenas uma observação do blog. 
Matéria da revista Veja citando o acidente com a Shamu http://goo.gl/BVOB76

Nesta semana o fabricante divulgou na sua página do facebook uma nota de esclarecimento.


E logo abaixo da nota  muitos pedem o mesmo que nós estamos pedindo. 
Que o produto seja modificado, que seja feito um recall das que já estão sendo usadas pelos clientes e que as novas casinhas sejam vendidas já com a ventilação, para se aumentar a segurança e evitar mais mortes desnecessárias. 



Outro caso que também vem sendo divulgado desta vez no exterior ocasionado por uma casinha deste modelo se refere a morte de um gato adulto e o relato é muito triste. 



Tradução da postagem:
Esta cama para pet da foto é uma armadilha mortal.
Por favor, compartilhe isso com todos que você conheça que tenha um animal de estimação.
Eu adquiri on line essa cama em forma de ovo para o gato da minha mãe. 

Apesar do fundo plano da cama, durante a noite, ela virou com o gato dentro (ele era um grande gato adulto).  
Como não havia buracos de ar e a abertura fica rente ao chão o gato sufocou e teve uma morte horrível dentro de horas. 
Descobrimos seu corpo na manhã seguinte. Sua face e patas estavam sangrentas de tentar escapar.  
Esta cama é uma armadilha mortal. Se você tiver uma, faça furos imediatamente. 
Pessoalmente eu gostaria de cortá-lo ao meio e jogá-lo fora.  
Estamos traumatizada.
Obs: não cita a marca do produto.


Nota:
O objetivo desta postagem além de servir como mais um alerta para quem já possui o produto ou pretende comprar, é também o de pressionar o fabricante para que tome providencias e aumente a segurança de seu produto. 
Se a empresa quiser se pronunciar é só nos contatar que publicaremos o que nos for enviado.










2 comentários:

  1. Ótima matéria amiga!
    Já vi essas casinhas e nem imaginei que pudesse acontecer isso!
    Compartilhado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que tristeza, eu comprei para o meu gato ele nunca usou aí eu vendi, agora estava vendo para comprar para o meu pug! Nunca imaginei que isso podesse acontecer

    ResponderExcluir