quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Alerta!!! Panetone com uva passa para o dog? nem pensar!!!


Apesar de existirem inúmeros artigos em blogs e sites sobre os alimentos que podem fazer mal a cães, nos surpreende que exista no mercado pet os tais panetones contendo uvas passas, pelo fato de que este  alimento é citado como sendo altamente tóxico para estes animais.
E o que é mais assustador é que na descrição de um destes produtos a venda no mercado, existe a informação de que a receita foi desenvolvida por médicos veterinários. Será mesmo produção?

Segundo artigo da ASPCA (disponível no final desta matéria) ainda não existe uma clara explicação sobre os mecanismos que levam os animais a se intoxicarem com estes alimentos, porém a ingestão da uva passa é ainda pior do que a uva fresca pelo fato das substancias tóxicas estarem mais concentradas.
Os sintomas relatados são vários, começando com vômitos repetidos, depois o animal fica muito agitado, passando rapidamente a um estado letárgico. Em seguida ocorrem crises de diarreia fazendo com que aconteça uma forte desidratação. Segundo os veterinários se o animal não for socorrido e tratado pode vir a óbito após algumas horas.
Cães são arteiros e podem alcançam alimentos em cima de bancadas, armários e mesas. Então todo cuidado é pouco para se evitar acidentes.
Vamos tomar determinadas providencias, inclusive pedindo as visitas que durante as festas de fim de ano não ofereçam nenhum alimento para os animais sobre o risco de causar alguma complicação colocando a vida deles em risco.

Vejam abaixo o banner  da revista Meu Pet que não deixa dúvidas sobre o que estamos afirmando:
 


No link colocamos a fonte citada neste banner.
Um artigo da ASPCA alertando sobre o perigo que é a ingestão de uvas frescas ou uvas passas que podem levar os cães a uma intoxicação grave acarretando uma falência renal ou mesmo o óbito - http://goo.gl/K6xe67







3 comentários:

  1. sandra carricondo12/18/2014 7:05 PM

    muito boa matéria! Curta, explicativa e um grande alerta Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que só dei 2 uvas e meia para o meu cachorro...

    ResponderExcluir
  3. Meu Ozzy desde pequeno come salada. Alface, acelga, cenoura cru...tem que vigiar a geladeira senão pega cenoura ou abóbora pra roer. Faz mau?

    ResponderExcluir