No dia 26/01/2014 a Ong Aliança Internacional do Animal recebeu o seguinte email pedindo ajuda na divulgação do caso da cachorra Mel, desaparecida no embarque da TAM no dia 18/01/2014.
Por enquanto a dona da cachorra não conseguiu acesso as imagens gravadas e nem mesmo a caixa de transporte vazia foi lhe devolvida.
O que é mais espantoso é ver que o caso está sendo tratado pela TAM como se fosse o extravio de uma bagagem (leiam email da funcionária Cleonice que não se identifica nem com sobrenome, nem com seu cargo ou credencial).
______________________________________________________________________________
| |||
| |||
| |||
|
Bom Dia Marta!
Estou entrando em contato com você, solicitando uma imensa ajuda!
No
dia 18 de janeiro (domingo), minha família foi viajar para Bahia,
partindo do aeroporto de Guarulhos, no voo JJ3398. Confiando na empresa
TAM, levaram minha cachorra. Porém no momento do embarque, minha família
foi informada de que a cachorra havia fugido. Desde então, estou
entrando em contato com a TAM, e a unica informação que eles me dão, é
que as buscas já foram iniciadas. Entrei em contato com a ouvidoria da
TAM, a pessoa que me atendeu me passou o seguinte protocolo 60451375/1 e
disse que a TAM e o aeroporto tinham a obrigação de me dar uma posição
dentro de 5 dias úteis. Entrei em contato com a ANAC (Agência Nacional
de Aviação Civil) e eles ficaram de entrar em contato com a TAM e tentar
resolver o caso. Consegui o contato do supervisor da TAM, e o que foi
dito, é que as buscas continuam, e que estão procurando nas extremidades
do aeroporto, porem ele acredita que minha cachorra esteja dentro do
aeroporto. A pergunta que eu fiz pra ele foi a seguinte:
-
Como um animal pode sair de dentro de um aeroporto internacional e não
ser visto pela segurança, ou não terem visto nas câmeras? Ele não me
respondeu. E se minha cachorra estiver dentro do aeroporto, a equipe não
é capaz de encontra-la dentro de 7 dias? Essas são perguntas que não
foram respondidas pela TAM e nem pelo aeroporto.
Fomos
no aeroporto de Guarulhos para tentar ter algumas respostas, e pedimos a
caixa onde a Mel (minha cachorra) estava sendo transportada, e eles me
informaram que a caixa não estava lá. Onde esta essa caixa?
Gostaria que essa história fosse resolvida. Peço encarecidamente que me ajude.
Marta, te autorizo a fazer a divulgação desse e-mail.
Desde já, agradeço.
Atenciosamente,
Amanda dos Santos.
Obs: Email endereçado a Marta Giraldes coordenadora da Ong Aila.
Abaixo a troca de mensagens entre a dona da Mel e a TAM (ler de baixo para cima):
From: aman20066@hotmail.com
To: bagagem.grull@tam.com.br
Subject: RE: RES: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Date: Sun, 25 Jan 2015 05:35:48 +0300
Sra. Cleonice,
Se
a empresa tem um prazo, eu imploro que vocês se empenhem em fazer as
buscas pela minha cachorra. Já tem 7 dias que vocês dizem estar
procurando e não à encontram.
O que é necessário ser feito?
A responsabilidade de ter perdido a minha cachorra foi de vocês. E parece que vocês não estão dando a devida importância.
Li esta notícia:
"O gato de estimação de um casal paulista, que desapareceu na sexta-feira (19), no Aeroporto de Guarulhos, foi encontrado em uma das armadilhas colocadas pela equipe de resgate que, juntamente com a companhia aérea American Airlines e os funcionários aeroportuários, procurou pelo bichano desde o comunicado de seu sumiço."
Depois
de ter lido esta notícia pude ter a certeza de que vocês não estão se
importando com o sumiço da minha cachorra. Como você pode ver, nela está
escrito que foram colocadas armadilhas pela equipe de resgate, e isso
não esta sendo feito pelo meu animal.
Eu espero que algo seja feito a respeito.
From: bagagem.grull@tam.com.br
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 21:55:51 -0200
Subject: RES: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Eu espero que algo seja feito a respeito.
From: bagagem.grull@tam.com.br
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 21:55:51 -0200
Subject: RES: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Sra. Amanda,
Conforme
relatório de extravio devemos encaminhar o caso da senhora para
indenização, pois não temos uma previsão de quando encontraremos sua
cachorra, o prazo limite é de 30 dias.
Att,
Cleonice | Setor de Bagagem-Aeroporto de GuarulhosTAM Linhas Aéreas | LATAM Airlines Group S.A | Av. Jamil João Zarif, s/nº - Terminal 1 - Asa B - Guarulhos - São Paulo - SP – Brasil
CEP: 07141-970 - Brasil 55 (11) 2445-3728|55 (11) 2445 2209
De: Amanda dos Santos [mailto:aman20066@hotmail.com]
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 18:39
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: RE: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 18:39
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: RE: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde!
Que a cachorra não foi encontrada eu já sei, só gostaria de saber até quando irão me falar isso.
Novamente eu pergunto, as câmeras de segurança já foram verificadas?
Não estamos preocupados com a indenização e sim em saber onde ela esta.
Se
a senhora está falando que o departamento de indenização já foi
acionado, isto significa que a empresa TAM e o aeroporto irão deixar o
caso de lado?
From: bagagem.grull@tam.com.br
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 17:00:34 -0200
Subject: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
To: aman20066@hotmail.com
Date: Sat, 24 Jan 2015 17:00:34 -0200
Subject: RES: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde Sra. Amanda,
Estamos
fazendo as buscas de sua cachorra diariamente, pois a aérea externa do
aeroporto é bastante grande, com vários equipamentos que ficam
estacionados, no entanto até o momento ela não foi encontrada.
Os departamento de indenização já foi acionado, e entrará em contato com a senhora em breve.
Att,
Cleonice | Setor de Bagagem-Aeroporto de GuarulhosTAM Linhas Aéreas | LATAM Airlines Group S.A | Av. Jamil João Zarif, s/nº - Terminal 1 - Asa B - Guarulhos - São Paulo - SP – Brasil
CEP: 07141-970 - Brasil 55 (11) 2445-3728|55 (11) 2445 2209
De: Amanda dos Santos [mailto:aman20066@hotmail.com]
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 16:07
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Enviada em: sábado, 24 de janeiro de 2015 16:07
Para: GRULL Guarulhos_Bagagem_Perdida
Assunto: Cachorra perdida - Processo 60451375/1
Boa Tarde!
Mas
uma vez, estou tentando entrar em contato com a TAM para saber notícias
da minha cachorra. Só preciso de um pouco de atenção, já que a
responsabilidade é de vocês.
Peço por favor que me deem notícias, pois já fazem 6 dias que ela está perdida, e vocês não dão uma posição.
Ontem
falei com o Supervisor da TAM, e perguntei se já verificaram as câmeras
de segurança, porém ele não me respondeu. E apenas disse que as buscas
continuam.
Ele disse que acredita que a cachorra ainda esteja dentro do aeroporto.
Creio
que se ela estiver realmente dentro do aeroporto, o aeroporto de
Guarulhos e a equipe da TAM seriam capazes de encontrá-la rapidamente se
estivessem dedicados. Porém, pelo o que percebo não é isso que esta
acontecendo.
Gostaria de saber, se fosse uma criança que tivesse se perdido, a empresa teria mais ação ou trataria da mesma forma?
Penso que é por ser um animal que a empresa está tratando desta maneira.
Só peço informações e respostas.
Fico no aguardo.
Atenciosamente,
Amanda dos Santos.
Nota:
Até quando as empresas aéreas vão demonstrar total indiferença e irresponsabilidade no transporte de animais?
Para a grande maioria, os bichos de estimação são como filhos hoje em dia.
Se acidentes vitimassem crianças e adolescentes durante embarque e desembarques imaginamos que estas empresas já teriam sido até fechadas, porém por se tratar de animais indefesos existe um desrespeito tão grande que é de deixar a todos nós indignados e revoltados.
O que estão fazendo c/ vc é um desrespeito.Procure divulgar na Rádio Tupi, e peça á eles que cobrem da Tam uma solução.Se puder procure tbm a Rede Globo.Divulgue o máximo que puder.Boa sorte
ResponderExcluirÉ um absurdo, que este tipo de ocorrência vem acontecendo sempre no pais, e nenhuma providencia acontece, pois o consumidor fica a mercê da impunidade neste Pais, a cada dia fico mas decepcionado de ser Brasileiro.
ResponderExcluirEssa denúncia é apenas mais uma matéria do nosso blog. Quem está denunciando é a dona da Mel que se chama Amanda.
ResponderExcluirAmanda eu vi a Mel no meu Bairro envie email com cópia pra todos...ela passou por mim na sexta feira a noite qd eu e minha filha estava indo pra casa no Bairro da Jd Adriana 2 ao lado da polícia ambiental ela está como na foto colera vermelha e a cara dela é bem de boxer e o corpo de vira- lata e baixinha ela deve estar na região do Cocaia saímos ontem pra ver se achava vi sua reportagem no Fantástico e ficamos triste por saber sã sua situação do aeroporto a prática mente uns 4 bairros
ResponderExcluirAmanda enviei email com cópia pra todos vi sua Mel no meu Bairro. ..Jd.Adriana 2 ela provavelmente está na região do Cocaia.... fabiana_andrde@hotmail.com
ResponderExcluir