quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Termo de Lar Temporário - documento visa assegurar direitos e deveres dos envolvidos.



Dar chance a um animal abandonado e retirado das ruas é no mínimo sublime e valoroso.
Os chamados Lares Temporários são opção mais do que bem vinda em um país onde o poder público é omisso na maioria dos nossos municípios, e onde o exército de pequenas formiguinhas é formado por protetores independentes que salvo algumas exceções, fazem um lindo trabalho.
Para quem não sabe Lar Temporário é a chamada "casa de passagem" onde o animal é tratado, alimentado, vacinado, castrado e preparado para adoção em um lar definitivo.

O Lar Temporário surgiu a princípio como forma de voluntariado, muitos ainda o fazem por amor aos animais,  porém acabou se tornando uma relação comercial porque muitos viram nele uma oportunidade de ganhar dinheiro.
Por se tratar hoje de um negócio para a grande maioria, acaba surgindo também uma necessidade de se estabelecer determinadas regras/normas para oficialização vínculo.

Chegou até nós via email um documento que achamos importante disponibilizar e que poderá ajudar a aumentar a segurança de quem oferece ou utiliza o recurso do Lar Temporário para seus protegidos (animais resgatados).
Não somos advogados ok? este documento serve como sugestão e poderá ser inclusive modificado se caso alguém se interesse em fazer isto.

O email que chegou até nós é assinado por este grupo PROJETO ANIMAL É TRI! - MURAL DOS BICHOS RS constando os nomes de suas integrantes Cláudia Cantagalo, Daniela Rios, Iara de Azeredo, Leandra Pinto, Manuela Raupp e Tathi Jaeger. Se quiserem alguma outra informação seguem os links de contato do pessoal.

Contato: animaletri@gmail.com

 
Clicando neste link terão acesso ao documento que tem a possibilidade de ser modificado para constar os dados de quem irá preenche-lo, bastando para isso baixá-lo e salvar em seu computador.
 
Nota:
Resolvemos publicar aqui uma nota da veterinária e também protetora de animais printada de seu facebook, dra. Juliana Ferreira, que exprime muito de nossa forma de pensar e serve de alerta para os que acreditam que todos que se dizem protetores são indicados para abrigar um animal carente.
Muita atenção a quem se escolhe para entregar um sofrido animal de rua. Tenham mais critério porque temos visto casos e mais casos onde eles realmente estariam melhor se continuassem nas ruas. 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 


3 comentários:

  1. Parabens pela materia. Acho muito importante oficializar a relaçao de lar temporario, inclusive pelo proprio bem dos animais.

    ResponderExcluir
  2. Roberta Barion1/15/2015 9:00 AM

    Bem esclarecedor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. perfeito!! Devemos aprimorar os procedimentos e educar as pessoas que ainda desconhecem ou ignoram que seu ato pode contribuir para ampliar a base de maus tratos. EXCELENTE

    ResponderExcluir