sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Atenção PL que visa definir a vaquejada como esporte não está morto!!!


Os tramites de um PL muitas vezes demoram tantos anos se arrastando pelo legislativo que acabamos nos esquecendo de prestar atenção aos que de fato podem vir a representar mais sofrimento e dor aos animais mesmo quando encobertos pela legalidade. Ou seja ,através da regulamentação de leis que na maioria dos casos são criadas apenas para agradar eleitores de um determinado setor da sociedade, impõem se aos animais a crueldade de práticas que vão contra o pouco de proteção que se conseguiu apesar de toda nossa luta.

Este parece ser o caso do PL 3024/11 que se aprovado transformará definitivamente a vaquejada em esporte no Brasil. Não podemos nos esquecer que ele não está morto e que pode ser aprovado apesar de tudo o que já foi feito para impedir que isso aconteça.
Apesar de toda a crueldade explicita nas imagens destes eventos onde bovinos vão parar em uma arena apavorados e são puxados pelo rabo para serem derrubados por homens montados em cavalos, o que já bastaria para comprovar os maus tratos, ainda assim documentos e petições são necessárias para se invocar a inconstitucionalidade deste PL.

Há algumas semanas o deputado estadual Roberto Tripoli enviou ofício aos ministros do Supremo Tribunal Federal citando a inconstitucionalidade do PL na regulamentação da violência que utiliza como desculpa a herança cultural.
Obs: Aliás excelente documento para se ter como referência. Não deixem de ler.

Circula pela internet também uma petição  http://goo.gl/u0Ws2r  pedindo a retirada do PL 3024/11 que pode ser acessada neste link e que merece ser assinada. 

Nota:
A prática da vaquejada consiste na derrubada de um animal utilizando o recurso de agarrá-lo pelo rabo, torcer e na sequência derrubá-lo. Para os que não sabem o rabo do animal é formado por vértebras chamadas coccigeas ou caudais, como se fossem o prolongamento da coluna. Quando o animal é agarrado pela cauda não é incomum que ela seja arrancada ou que ocorra uma ruptura causando a paralisia imediata ou mesmo tardia deste animal que com certeza sofrerá dores terríveis, devido as terminações nervosas existentes nesta região. 
Vejam na ilustração abaixo:



 Lutamos muito para evoluir e deixar para trás práticas como essas que representam o retrocesso e a visão de que os animais estão no planeta para nosso desfrute e que deles podemos fazer o que bem se entende.
Um deputado pago com dinheiro de nossos impostos deveria até mesmo perder seu cargo ao propor que essa prática ganhe o status de "esporte" utilizando como argumentação a tal “tradição”, pois além da inconstitucionalidade do PL ele induz a sociedade a acreditar que a vaquejada é algo onde os praticantes se divertem e competem de igual para igual, e deve inclusive ser protegida por legislação!!!



Um comentário:

  1. Humanos evoluídos apreciam esportes saudáveis, não isso, valorizando o respeito, compaixão e amor a estes companheiros de jornada porque não suportam a barbaridade aplicada aos sencientes. Países que denominam cultura o show de vexame de que se orgulham, estão felizmente recebendo o boicote do Planeta, porque seria cômica não fosse trágica para os animais essa exibição de supremacia ocupando o lugar dos valores de compaixão e benevolência inexistentes nestes humanos que não foram educados para respeitar vidas. Animais não nasceram para ser escravos mas difícil é convencer quem lucra com isso.

    ResponderExcluir