terça-feira, 28 de outubro de 2014

São Francisco reconhece o direito a liberdade de baleias e golfinhos.



São Francisco/EUA reconhece os direitos de golfinhos e baleias a liberdade. 
Informe 21 - 24 de Outubro de 2014
 
Em uma decisão histórica nesta quarta-feira (22/10/2014) o Conselho de Supervisores de San Francisco aprovou uma medida que garante o direito de viver em liberdade aos cetáceos. 
A resolução afirma claramente que estes animais merecem "ser livre do cativeiro, e permanecerem sem restrições em seu ambiente natural."

Entre as razões para esta decisão, o conselho citou as capacidades intelectuais e emocionais complexas de cetáceos, assim como o estresse psicológico e alta taxa de mortalidade causada pelo cativeiro nos parques marinhos como o SeaWorld.

Este fato inédito nos Estados Unidos conta como precedente que
o comissário Russel Tenofsky do Controle de Animais e do Bem-Estar São Francisco comissário Russel Tenofsky levantou esta questão ao comitê no início deste ano.
Este ato pode ser o primeiro de seu tipo, mas a resolução de San Francisco não é a primeira tentativa de proteger os cetáceos em cativeiro. Em março, uma comissão do Senado aprovou em New York a chamada "lei BlackFish " (como o documentário) que proíbe a instalação de parques marinhos com orcas em cativeiro no estado. 

Em junho, o Congresso dos EUA aprovou por unanimidade uma lei para proteger as orcas em cativeiro e outros mamíferos marinhos.

Sam Berg, um ex-treinador SeaWorld que apareceu no documentário "BlackFish" disse ao site O Dodo que o movimento poderá levar a "uma proibição total de baleias e golfinhos em cativeiro em os EUA"

Fonte: http://goo.gl/w0B16g

Nota:
Tudo o que pensamos e defendemos sobre golfinhos e baleias se resume ao banner abaixo.
#confinamentomata
 






Um comentário:

  1. Incrível que espécies animais, terrestres, aéreas ou marinhas dependam da aprovação de leis para comprovação óbvia de que merecem a liberdade tanto quanto nós e sob pretexto algum podem ser confinadas em espaços limitados para exposição pública remunerada ou não, em locais totalmente avessos ao habitat de cada qual. Exploração de qualquer animal é o atestado vivo de que a espécie humana ainda não é racional nem superior a qualquer outra espécie do Planeta, embora julgue sê-lo, porém felizmente alguns humanos bafejados por intuições divinas estão fazendo a diferença nos quatro pontos do mundo, lutando com unhas e dentes por aqueles que dependem dessa luta para continuar VIVOS por um direito de nascença deles tanto quanto nossos filhos.

    ResponderExcluir