quarta-feira, 20 de maio de 2015

Pra comemorar!!! Japão não vai mais capturar golfinhos para shows em aquários.


Imagem que esperamos em breve ver apenas em  museus.
Todos que acompanham nosso trabalho através do blog sabem que desde 2010 abraçamos a luta contra a captura e matança de golfinhos que é realizada em Taiji/Japão.
Desde que o mundo soube através do documentário The Cove o que acontece em Taiji de setembro a março anualmente, muitos ativistas como nós abraçaram essa causa.
Através deste ativismo fizemos amigos aqui em São Paulo e também pelo mundo. Choramos lágrimas de sangue ao acompanhar as capturas e matanças durante os meses que os caçadores vão para o mar.
Vimos famílias inteiras de golfinhos sendo dizimadas. Entes queridos sendo separados de seu convívio. Mães sendo mortas e seus filhotes sendo devolvidos ao mar para morrer sem proteção e alimento.
Enfim passamos a acompanhar através das Ongs internacionais as notícias do dia a dia do massacre a que são submetidos estes animais inteligentes, gregários e maravilhosos.
E finalmente após todos estes anos de protestos pelo mundo temos algo muito bom a ser comemorado e que com certeza nos faz sentir que estamos no caminho certo em nosso ativismo.
Sabemos que a luta ainda prosseguirá porque os japoneses continuarão a capturar e a matar os golfinhos para consumo da carne, porém a notícia de que a JAZA - Associação Japonesa de Zoológicos e Aquários, decidiu que não irá mais capturar golfinhos selvagens para exposição em aquários é uma grande vitória.
Nossos agradecimentos eternos a Richard O'Barry do Dolphin Projetc e ao Capitão Paul Watson do Sea Shepherd, e a todos os ativistas que vem se dedicando a mostrar ao mundo o que acontece em Taiji nestes anos todos.
EsquadrãoPet


Abaixo a matéria do jornal Alternativa Online que traz a notícia que tanto nos enche de orgulho.

Japão diz que não vai mais capturar golfinhos para expor em aquários

 

Com a decisão, os aquários do país poderão apenas utilizar animais criados e domesticados para esse fim

 

MASAMICHI MAEDA/ALTERNATIVA


Tóquio - A Associação Japonesa de Zoológicos e Aquários decidiu nesta quarta-feira que não vai mais capturar golfinhos diretamente do mar para usar em apresentações ou para expor aos visitantes, informou a emissora NHK.

A decisão foi tomada após a Associação Mundial de Zoológicos e Aquários ameaçar excluir o Japão da entidade, caso o país não atendesse o pedido de parar com a captura de golfinhos em Taiji (Wakayama), de onde esse animais são enviados aos aquários.

Com isso, os aquários do Japão poderão apenas utilizar golfinhos criados e domesticados para esse fim, diminuindo o número de animais disponíveis em shows, que costumam ser uma das atrações principais.

Na semana passada, o governador de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, criticou a decisão da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários de querer excluir os membros do Japão, chamando o ato de "assédio moral de todo o mundo".

Numa conferência de imprensa, o governador disse que a maioria dos golfinhos exibidos em aquários tinha sido capturada no mar e o número cairia drasticamente se apenas os animais criados fossem utilizados.

Os aquários "nunca serão capazes de exibir espécies raras", disse o governador ao jornal Mainichi, expressando a esperança de que a associação analise a questão de forma "justa".

Taiji, uma pequena vila de pescadores, é conhecida pela caça às baleias e golfinhos. A matança foi documentada em "The Cove", uma produção norte-americana premiada com o Oscar.

A declaração da associação mundial, em 22 de abril, menciona que a adesão do Japão foi suspensa, alegando que o país violou o "Código de Ética e Bem-Estar Animal".

A associação japonesa, JAZA, decidiu que quer continuar a ser um membro através de uma votação de seus integrantes - 89 zoológicos e 63 aquários em todo o Japão.

Fonte: Alternativa Online



Nota:
A luta ainda não terminou porque os golfinhos continuarão a ser abatidos em Taiji para o consumo de carne apesar de que este vem decaindo ano após ano segundo nossos amigos ativistas brasileiros que moram naquele país.
Os golfinhos capturados para os aquários e zoológicos eram vendidos a peso de ouro e talvez a matança já não seja tão interessante porque era com a desculpa de que a fazem por tradição que insistiam em prosseguir apesar de todos os protestos que isso gerava. O que na verdade consiste em uma grande mentira já que começaram a capturá-los na década de 70, quando descobriram o grande negócio através da venda destes animais para entretenimento.
Que hoje há muito a ser comemorado não restam dúvidas mas já por experiência sabemos que quando se trata dos japoneses é necessário ficar atento porque eles dificilmente aceitam a derrota.




Um comentário:

  1. a luta continua e a guerra contra esses caçadores de golfinhos será eterna !

    ResponderExcluir