domingo, 29 de março de 2015

Deputada comemora arquivamento de PL que proibiria sacrificio de animais em SP.



O print acima é a declaração da deputada estadual Leci Brandão-PCdoB,  que ocupa um cargo para o qual é paga com o dinheiro de nossos impostos e que deixa claro que apoia as matanças de seres indefesos e inocentes, comemorando em sua página do facebook o fato do PL estadual que proibiria o sacrifício de animais no estado de SP ter sido arquivado.
Com a desculpa esfarrapada de que quem é contra a matança cruel de animais em rituais é preconceituoso, e é contra as raízes africanas, aqueles que um dia foram escravizados, querem manter sob seu domínio os animais como se suas vidas e suas mortes fossem um direito adquirido por eles,  e do qual não podem e não querem abrir mão.

Com a desculpa de que só sacrificam animais que são usados como alimento, insistem em  prosseguir com a matança, sendo que todos sabem que a lista não incluí apenas estes, sendo comum se encontrar cães e gatos também nas oferendas.
Sacrifícios baseados na ignorância, falta de conhecimento e compaixão pela vida seja ela qual for,  a defesa de que a tradição deve ser mantida é defendida por uma grande maioria dos praticantes das religiões afro-brasileiras. 

Em um momento que este tema está sendo debatido intensamente na causa de defesa animal devido ao Projeto de Lei da deputada estadual Regina Becker-PDT, propondo que o Código Estadual de Proteção aos Animais do Rio Grande do Sul  volte a vigorar com a sua redação original proibindo dessa forma o sacrifício de animais em rituais religiosos

Na última quarta feira (25) uma audiência pública com presença forte dos praticantes dessas religiões,  protetores e ativistas dos animais, tumultuou a Assembleia Legislativa no Rio Grande do Sul.
Existe inclusive uma petição em apoio ao PL da deputada Regina Becker. Assinem amigos.

É importante observar uma forte tendência de alas mais jovens e evoluídas da umbanda que se posicionam claramente contra os rituais de sacrifício de animais, chamadas de umbanda verde ou umbanda sustentável, e por este motivo é importante evitar a generalização e buscar inclusive uma aproximação destes setores para juntos podermos acabar de vez com as práticas cruéis e ultrapassadas defendidas pelos que se acham no direito de assassinar animais em nome de suas ambições ou objetivos.

Abaixo alguns comentários pinçados do site do Umbanda eu curto.com que nos dão uma visão sobre essa postura mais ética e evoluída do tema.



Nota:
Na semana passada um post do Rio de Janeiro que nos chamou atenção sobre um galinho encontrado em uma situação que nos deixou indignados, e dispostos a abraçar cada vez mais a luta contra essas práticas primitivas e cruéis. Embora o galinho tenha sido resgatado por uma protetora não resistiu a tamanha crueldade. 
Fizemos este banner que resume toda nossa indignação que foi publicado em nossa página e causou muita comoção. 
Desculpem se a imagem é forte, porém as vezes é necessário um choque para que possamos abraçar uma causa de corpo e alma e essa luta está apenas começando. 



terça-feira, 17 de março de 2015

O perigo dos anticoncepcionais injetáveis no controle populacional de cães e gatos.


Imagens ilustrativas de alterações mamárias provocadas por hormônios.
Todos que lutamos pelos animais temos sempre como foco divulgar matérias onde o controle populacional de cães e gatos sirva de referência e exemplo para outras cidades e ganhe cada vez espaço. Porém na semana passada uma matéria chamou a atenção para algo que há anos nós temos combatido e na medida do possível publicado material para poder alertar a sociedade.
O uso do anticoncepcional ou contraceptivo injetável, ou injeções anticio  para cadelas e gatas servindo inclusive de comemoração para o sucesso de uma campanha na cidade de Rio Brilhante/MS.

Será que apesar de tantos casos que provam que esse método causa inúmeros problemas ainda continuará sendo usado por  profissionais da medicina veterinária?
E quando os tumores de mama e as piometras surgirem como consequência do uso do anticoncepcional injetável, a população irá tratar dos animais?


Mesmo a cirurgia de castração sendo feita há pelo menos 30 anos no Brasil ainda assim a grande maioria dos veterinários saem das faculdades sem saber castrar. Até quando isso vai ser assim?
Onde está o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) que não proíbe de uma vez por todas o uso destes produtos para evitar o cio?
O que acontece com essa instituição que se cala frente a tantas evidências de que essa prática tem que ser proibida?

Todos nós sabemos a grande dificuldade em se encontrar veterinários que castrem nas cidades mais afastadas porque isso ocorre até mesmo em algumas próximas a grandes metrópoles.
Mas por que os conselhos de medicina veterinária não organizam campanhas de capacitação neste país gigantesco?
Por que  não existe maior interesse dos próprios veterinários na busca pela especialização nas cirurgias de castração?
Pelo que vemos clientes não faltam e jamais faltarão, bastando para isso observarmos alguns profissionais que fizeram das cirurgias de esterilização o foco de sua carreira.

Para os que nunca leram sobre o perigo dos anticoncepcionais injetáveis uma matéria que dá para se ter ideia do que ocorre, muitas vezes após o uso de apenas uma ou duas doses http://goo.gl/zj5B1r

Sobre a colagem das gatas saibam mais sobre a hiperplasia mamária que pode ser resultado dos anticoncepcionais injetáveis também  http://goo.gl/NyGQKI. Excelente material do blog Dicas Peludas.

O banner abaixo é do Felinos Urbanos. Um projeto de São Luiz do Maranhão que merece todo nosso apoio e respeito.


Nota:
Quando estávamos encerrando essa postagem encontramos uma divulgação da Vigilância Sanitária de Rio Brilhante chamando a população para buscar o anticoncepcional na sua sede não se responsabilizando pela forma como serão aplicados. 
Comentários de veterinários e especialistas são bem vindos!!!






sexta-feira, 13 de março de 2015

Columbo, o fiel e amado companheiro de Sam Simon permaneceu junto a ele até o final.



Infelizmente na semana passada o mundo se despediu de Sam Simon,  co autor  dos Simpsons, que embora tenha se desligado da equipe da série em 1993, ainda assim fez fortuna e faturou nada menos que 7 prêmios Emmy.

Ele havia sido diagnosticado com câncer de cólon em 2012 e apesar de sua luta contra a doença procurou fazer dos seus últimos anos de vida um mosaico de boas ações e doou parte de sua fortuna em benefício dos animais e de seus defensores.
Muito além do homem que conseguiu ficar conhecido pelo seu talento, ele também foi um ativista e apoiador da causa de defesa dos animais e emprestou  não só seu nome e sua figura pública,  mas também suas doações em dinheiro e ações em favor dos animais.
Por ocasião de seu falecimento foram muitas as homenagens, muitas despedidas, tantas outras declarações e aquele sentimento de que as vezes Deus leva para si aqueles que sabemos que realmente farão falta aqui no nosso planetinha tão castigado.
Aqui mesmo no nosso blog publicamos uma das lindas ações que Sam Simon protagonizou recentemente ao comprar uma fazenda de um criador de chinchilas.
Foi como ativista e colaborador,  que esteve junto a Ong Internacional Sea Shepherd na luta contra a matança e captura de golfinhos  e baleias e inclusive bancando o navio da frota que recebeu o nome de Sam Simon.

Em seus últimos dias de vida Sam Simon teve a companhia de seu amado cachorro Columbo, que se manteve ao seu lado até os últimos momentos e que agora após sua morte passou a viver com um amigo, Tyson Kilmer que o adotou.
Segundo declaração de Tyson ao site  The Dodo,  Columbo tem sentido falta de Sam, e o estresse dos últimos dias junto ao seu amado tutor tem cobrado seu preço, mas devagar está superando a dor da perda, pois ele procura manter uma rotina muito parecida com a que ele tinha anteriormente.

Em uma dos últimos posts de Sam no twitter vê-se Columbo deitado ao lado de Sam em uma foto que dispensa qualquer tipo de legenda.

Foto/Sam Simon/twitter
Além de contribuir com várias causas Sam Simon também criou uma fundação que leva seu nome.

Nota:
Nem todos conseguem ser lembrados após a passagem para outra dimensão de forma carinhosa. Isso não é para qualquer um com certeza...há que ser muito especial para tanto!!! 
Sam sabia que não conseguiria vencer a terrível doença, mas fez de seus últimos anos de vida aquilo que considerava importante, e que lhe faria sentir que ficaria para sempre em nossos corações. 
Ele construiu uma história de amor e compaixão que permanecerá viva mesmo após muitos anos de sua morte.
Descanse em paz Sam. 












domingo, 8 de março de 2015

Os animais do Acre pedem SOCORRO!!! "Bora" lá ajudar gente boa???



Nas últimas semanas a água chegou a subir mais de 18 metros no Acre, atingindo dessa forma um nível só registrado anteriormente no ano de 1997.
Segundo a defesa civil cerca de 9 municípios no estado estão em estado de calamidade pública.
A situação é muito grave sobretudo porque quando o cidadão é resgatado e levado para os abrigos seus animais não podem acompanhá-lo, então muitos se recusam a deixar suas casas.

As informações são que mais de 1000 animais já foram resgatados e cadastrados, para que quando as águas baixarem possam ser devolvidos aos seus donos.
Não podemos nos esquecer também que existem outros bichos que vivem nos quintais da população como galinhas, patos e porcos que também precisarão ser alimentados até que seus donos possam voltar para casa, após o Rio Acre baixar. 

A Ong Sociedade Amor a Quatro Patas  junto a uma outra entidade está encabeçando os resgates e fazendo uma campanha para conseguir doações. 
As prestações de contas serão feitas na própria página da entidade.
Não podemos esquecer que doações em dinheiro são bem vindas mas que com a enchente existe a dificuldade em se adquirir muitos produtos na região. 

Abaixo a lista de tudo o que está sendo pedido para o atendimento dos animais.

VITAGOLD 500ML
TRISSULFIM injetavel
GENTAMICINA injetavel

PENTABIOTICO injetavel
VERMIFUGOS suspensão e comprimidos
VITAMINA K
DEXAMETASONA injetavel
KETOFEN injetavel
MERCEPTON injetavel e gotas
DOXICICLINA injetavel e comprimidos
SORO FISIOLÓGICO
POLVEDINE
SERINGAS E AGULHAS
ESCALPES
ALGODÃO
GASE
ESPARADRAPOS

CAPSTAR 
 
ENDEREÇO PARA ENVIO:
Travessa Pilates, 39 bairro Isaura Parente
CEP 69.918.258 - Rio Branco - Acre


Para os que preferem fazer depósito em dinheiro segue o banner divulgado pela Ong:



A população está começando a receber as cestas básicas, água potável e muitos animais estão sendo levados para o Centro de Zoonoses e outros estão sendo abrigados em escolas.

Os resgates não são muito fáceis e requer muita boa vontade e carinho por parte dos voluntários, já que não existe estrutura para uma calamidade poucas vezes vista pelos habitantes de Rio Branco/Acre.

Voluntários da Ong Sociedade Amor a Quatro Patas em ação







sexta-feira, 6 de março de 2015

Levar gato no pet shop ou ao veterinário no colo não dá. Caixa de transporte sempre!!!


Foto: reprodução vídeo Programa do Gugu/R7
Nesta semana o caso do gato Nino que havia fugido quando a dona foi levá-lo ao veterinário nos chamou a atenção para algo que há tempos temos observado em relação aos bichanos e que se trata de um tremendo erro cometido por seus tutores.
Erro este que pode custar a vida de seu querido e amado filho felino. 

Segundo a matéria que foi levada ao ar no último programa do Gugu no R7, a dona do Nino que o havia levado ao veterinário no colo estava a procura do gato porque o bichano se assustou quando ela descia do carro e havia fugido.
O programa então contratou um detetive que localizou o gato, e aí armou se uma pegadinha para o reencontro que quase terminou em outra fuga do animal, isso só não aconteceu porque quem o estava manejando era um criador de felinos que soube controlar a situação.

Resumindo: por conta do barulho e do stress a que o animal foi submetido ele quase fugiu novamente não sem antes arranhar o rosto da dona que estava toda feliz com o reencontro.
Vejam um trecho da matéria no momento em que o animal é entregue a dona.


Não é de hoje também que vemos pessoas levando gatos no colo para passear nos grandes pet shops mesmo sabendo que os lugares são frequentados por inúmeros cães.
Basta que se leia um pouco sobre gatos para sabermos o quanto eles se sentem indefesos ao serem expostos a ambientes desconhecidos ou que não possam se esconder caso entendam que estão correndo algum risco.
Jamais se esqueçam que na natureza antes de sua domesticação, os gatos procuravam viver em tocas ou em locais onde não pudessem se tornar vítimas de predadores, e por este motivo procuravam sair a noite utilizando a sua capacidade de enxergar no escuro e de se mover em silencio para caçar.
Tudo o que nos causa admiração em relação a estes  animais maravilhosos tem um motivo de ser,  e foi assim que sobreviveram até os dias de hoje.
Sim, existem raças mais tranquilas que não se estressam tanto, mas será mesmo que vale a pena correr o risco de perder um animal dessa forma ou de vê-lo sendo atropelado ou machucado por algum cachorro menos amigo?
Quem segura um gato quando ele não quer? alguém já tentou? são 18 unhas e vários dentes pontiagudos que não deixarão de ser usados mesmo se ele te amar de paixão.
O instinto sempre fala mais alto quando falamos sobre animais e um gato assustado sempre vai procurar um lugar para se esconder.

E para encerrar nada melhor do que uma tirinha para mostra a ambiguidade de um gato.



quarta-feira, 4 de março de 2015

OAB promove campeonato de Pesca Esportiva. Avisa aí que peixe também é bicho!!!



Uma das tantas comissões existentes hoje dentro da OAB é a de Proteção e Defesa dos Animais.
Para quem não sabe as inúmeras comissões criadas pela entidade tem por objetivo defender os diversos segmentos da sociedade.
Algumas dessas comissões ligadas a causa animal tem de  fato atuado junto ao movimento e tem trazido bons resultados quando se trata principalmente de se conduzir ações que envolvem denúncias.
Outras porém ainda não cumpriram aquilo a que se propuseram, talvez por não terem tido a oportunidade de ter em seus quadros, profissionais capacitados e focados de fato naquilo para que foram criadas.

Porém tendo hoje uma atuação voltada para a Proteção e Defesa dos Animais é necessário que se questione os motivos que levam a entidade a organizar e promover um campeonato de Pesca Esportiva.


Gostaríamos de alguma explicação para o apoio a este evento já que é no mínimo uma incoerência da OAB promove-lo, sendo que peixe também é animal e sente dor conforme vem sendo comprovado através de estudos já publicados.
Muito tem se discutido a respeito da pesca esportiva levando se em conta que o peixe fisgado e devolvido pode parar de comer e morrer de forma cruel, ou mesmo ser pescado vezes por vezes seguidas constituindo dessa forma um sem fim de stress para um mesmo animal.
Mas de tudo isso fica sempre a máxima de que não são só os cães e gatos que devem fazer parte da defesa e proteção, nem dessas comissões nem do próprio movimento, afinal a luta deve ser por todas as espécies, e embora se queira evitar a palavra especismo talvez nossos doutores da justiça tenham que começar a se acostumar com ela, já que se propuseram a defender animais e não apenas aqueles que latem ou miam.

Nota:
Os direitos dos animais é mais amplo e complexo do que podemos supor e estamos apenas engatinhando rumo a conquistas que poderão mudar até mesmo a forma como hoje se enxerga um simples bife no prato. Não mais se referir a um pedaço de carne no prato, mas sim a uma vida que deixou de existir para alimentar humanos, poderá fazer parte de um futuro cada vez mais próximo de nosso dia a dia. 


segunda-feira, 2 de março de 2015

Casinhas cave aparecem nos pet shops com furos após relatos de acidentes.



Após denúncias de que as casinhas caves podiam causar sufocamento caso algum animal conseguisse tombá-las, houve um posicionamento da empresa Guisa Pet afirmando que testes haviam sido realizados no produto, e que foi constatado total segurança caso alguma das caves viessem  a virar com a abertura para baixo, porém não poderiam publicá-los por se tratarem de segredo industrial.
Apesar de muitos pedirem para que isso publicassem os testes a negativa se manteve.

Mas eis que nas últimas semanas começaram a aparecer nos pet shops o produto com furos feitos com furadeiras no fundo das caves. Vejam nas fotos.

A pergunta que não que calar:
- Se não havia nenhum risco de sufocamento por que motivo furá-las? 

Nas trocas de mensagens na página do fabricante fica claro que não haverá recall (vejam prints) para quem já possui sua casinha sem furos.
Então a sugestão é que quem possui alguma que foi comprada anteriormente sem o furos providenciados recentemente pelo fabricante, que os faça por conta própria conforme já havíamos mostrado na postagem anterior inclusive de outros blogs. 



Nota:
As empresas que produzem artigos para pets devem começar a prestar mais atenção ao que colocam no mercado e a respeitar mais os consumidores e ativistas pelos animais. 
Ninguém hoje em dia fica calado frente a algo que não esteja de acordo com a segurança e o bem estar dos animais. Canais para se denunciar ou questionar a fabricação e comercialização de produtos existem vários hoje em dia e são um importante termômetro de uma sociedade que questiona e que denuncia caso haja algo errado com algum produto que venha a ser colocado no mercado.